Ancoragem Predial

A ancoragem predial é destinada a construção civil como obrigatoriedade para atender a portaria 157 do ministério do trabalho no artigo 5° incluído nas normas NR18 no item 18.15.6 e também na norma de altura NR35.

baixar portaria 157
  • Visita com levantamento de pontos de ancoragem e orçamento;
  • Envio do projeto com a disposição dos pontos para aprovação;
  • Agendamento da instalação;
  • Instalação: Fazer furos de 14mm de diâmetro (M12)*** e no mínimo 10cm de perfuração no concreto, limpeza destes furos afim de remover toda e qualquer impureza, utilização do chumbador químico tipo ampola, colocação da haste de inox com chanfro;
  • Aguardar a cura e secagem do químico conforme produto utilizado;
  • Realizar o teste mecânico de arrancamento utilizando macaco hidráulico para certificar os pontos de ancoragem com carga de 2.500kgf, a norma pede 1.500kgf;

Obs.: *** Em alguns casos podemos refazer a rosca do olhal para M16 (18mm);

É obrigatório para obras novas e em prédios mais antigos antes da atualização da norma que se deu em 2006, ou seja, se o síndico de um condomínio pretende contratar um empresa para realizar uma revitalização na fachada do prédio, antes ele precisa adequar o prédio a portaria 157, afim de evitar multas altíssimas.

O não cumprimento destas normas podem ocasionar notificação pelo fiscal na obra para adequação, interdição da obra, multas que variam por número de empreendimentos e operadores trabalhando. As multas variam, mas temos conhecimento de que são praticadas acima de 17mil, já visualizamos uma de 57mil.

Se a obra tiver mais de 12m ou 4 pavimentos ela deve possuir pontos de ancoragem em todo seu perímetro, afim de permitir que dispositivos de segurança para os futuros trabalhadores possam ser ancorados com segurança, bem como pontos adicionais para permitir que os trabalhadores também possam ser ancorados em pontos independentes.

Neste caso sugerimos que a cada 1,5m deve-se ter um ponto de ancoragem, afim de garantir que tenha pontos suficientes para todo e qualquer tipo de equipamento que for utilizado em futuras manutenções, também permitindo que os trabalhadores tem pontos livres para sua própria ancoragem com sistema de trava-quedas.

Shares
Share This